
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), participou, na útlima quinta-feira (25), de uma ação especial voltada à promoção da saúde, do bem-estar e da convivência da pessoa idosa. A atividade foi realizada no Clube de Nova Mutum, em parceria com a Associação do Observatório Socioambiental e o Cras de Jaci-Paraná.
Com o tema "Ativação – Um Dia Especial para a Melhor Idade", a programação reuniu idosos da comunidade em uma manhã de integração, lazer e cuidados com a saúde, reforçando a importância do envelhecimento ativo e da valorização da pessoa idosa.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a atividades como treino funcional adaptado para pessoas com 60 anos ou mais, hidroginástica, roda de conversa, jogos e atividades recreativas, proporcionando momentos de descontração, fortalecimento dos vínculos comunitários e incentivo à adoção de hábitos saudáveis.
A iniciativa integra as ações de promoção da proteção social básica desenvolvidas pela Semias por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que buscam fortalecer a convivência familiar e comunitária, além de incentivar a autonomia, a participação social e a melhoria da qualidade de vida da população idosa.

"Promover momentos como este é fortalecer a convivência, a autoestima e a qualidade de vida da pessoa idosa. O Cras tem esse compromisso de acolher, orientar e desenvolver ações que incentivem um envelhecimento ativo, saudável e com mais participação na comunidade”, disse a coordenadora do Cras Teodoro Cromo, Fabiana Gonçalves.
"Valorizar a pessoa idosa é reconhecer toda a sua história e garantir oportunidades para um envelhecimento com saúde, respeito e qualidade de vida. A Prefeitura continuará apoiando ações que promovam inclusão, bem-estar e fortalecimento dos vínculos comunitários em todas as regiões de Porto Velho”, disse o secretário da Semias, Paulo Afonso.
A Prefeitura de Porto Velho segue apoiando iniciativas que promovam o envelhecimento saudável, o respeito aos direitos da pessoa idosa e a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, acolhedora e comprometida com o bem-estar de todas as gerações.
Texto:Adaides Batista
Fotos:Semias
Secretaria Municipal de Comunicação
Mín. 20° Máx. 31°