Cidades Porto Velho - RO
Encontro técnico amplia conhecimento sobre previdência e fortalece gestão fiscal do município
Ciclo de capacitações da Semec reforça a qualificação técnica das equipes da Semec legenda - img 1: legenda - img 2: . Encontro técnico promoveu i...
24/06/2026 13h05
Por: Rose Lopes Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO

Com o objetivo de fortalecer a integração entre equipes e ampliar o conhecimento técnico dos servidores, a Secretaria Municipal de Economia (Semec) realizou o 3º Encontro Técnico de Integração. A capacitação reuniu, no auditório da sede da pasta, profissionais das áreas de Orçamento, Financeiro e Contabilidade para debater temas relacionados à gestão previdenciária municipal.

Durante o momento, foram apresentados conteúdos sobre fundos previdenciários, segregação de massa, receitas, investimentos, cálculo atuarial e déficits financeiro e atuarial. A programação também contemplou os mecanismos de acompanhamento da sustentabilidade do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), instrumento essencial para o planejamento financeiro e o equilíbrio das contas públicas.

Essa é uma iniciativa voltada para ampliar a compreensão dos servidores sobre temas que impactam diretamente o planejamento financeiro do município, visando a melhora de processos internos, qualificação das análises técnicas e respaldando decisões em informações precisas.

Ciclo de capacitações

Capacitação destacou os impactos do Art. 167-A na Capacidade de Pagamento (CAPAG) e no controle das despesas públicas

O 3º Encontro Técnico dá continuidade ao ciclo de integração promovido pela Semec e tem como objetivo fortalecer a troca de experiências entre os setores e disseminar conhecimentos estratégicos para a administração municipal.

A primeira etapa teve como foco os instrumentos que estruturam o planejamento governamental e a gestão orçamentária do município. Na ocasião, foram apresentados o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), com abordagem sobre a elaboração das peças orçamentárias e os mecanismos de monitoramento e execução dos recursos públicos.

Já o segundo momento de capacitação tratou da aplicação do Artigo 167-A da Constituição Federal, com foco no controle das despesas públicas e nos impactos desse indicador na Capacidade de Pagamento (CAPAG) do município. A programação incluiu ainda a análise da evolução da arrecadação municipal e da Receita Corrente Líquida (RCL), indicadores que auxiliam o acompanhamento da saúde fiscal da administração.

Luiz Henrique, Secretário Executivo de Contabilidade e Finanças da Semec, destacou a importância da iniciativa para a qualificação contínua dos servidores e da gestão pública. "Esses encontros consolidam a integração entre os setores e aprimoram a execução dos processos internos. Quando alinhamos conhecimento técnico com prática administrativa, ampliamos a capacidade de planejamento, melhoramos o controle das informações e garantimos mais consistência na gestão dos recursos públicos do município".

O prefeito Léo Moraes ressaltou que investir na capacitação dos servidores é uma estratégia fundamental para fortalecer a eficiência da administração pública. “Uma gestão moderna e responsável depende de equipes preparadas e atualizadas. Ao promover espaços de aprendizado e integração, fortalecemos a capacidade técnica dos nossos servidores e garantimos mais qualidade na aplicação dos recursos públicos, sempre com foco na transparência, no planejamento e nos resultados para a população”.

A proposta busca consolidar um ambiente de aprendizado contínuo, com compartilhamento de experiências, padronização de procedimentos e alinhamento das práticas entre as áreas envolvidas.

Texto:Emily Costa / Semec
Foto:Semec


Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)