ASecretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação de Vilhena, iniciou, no dia 16 de junho, a aplicação dos testes de aceitabilidade da alimentação escolar nas unidades da rede estadual de ensino. A ação segue até o dia 26 de junho e tem como objetivo avaliar a aceitação dos cardápios oferecidos aos estudantes, contribuindo para o aprimoramento da merenda escolar.
Os testes são conduzidos pelos nutricionistas da superintendência e fazem parte das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A avaliação utiliza, principalmente, a escala hedônica, método no qual os próprios alunos registram sua opinião sobre a refeição consumida, indicando o grau de satisfação em relação aos alimentos servidos.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuou que a merenda escolar é um fator essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes. “Avaliar a aceitação dos cardápios permite aperfeiçoar o serviço oferecido nas escolas e garantir refeições cada vez mais adequadas aos alunos”.
Segundo o titular da Seduc, Massud Badra, a iniciativa fortalece a gestão da alimentação escolar e garante maior qualidade nos cardápios. “Os testes fornecem informações importantes para que os nutricionistas possam realizar ajustes quando necessário, promovendo uma alimentação mais nutritiva e bem aceita pelos estudantes da rede estadual”, ressaltou.
REALIZAÇÃO PERIÓDICA
Além da aplicação em Ariquemes, a Seduc realiza os testes de aceitabilidade de forma periódica em toda a rede estadual de ensino, por meio do quadro técnico de nutricionistas que atua nas 18 Superintendências Regionais de Educação.
A nutricionista da Seduc, Aucinete Sena, explica que a aplicação dos testes segue critérios técnicos padronizados em toda a rede estadual. A aplicação dos testes é conduzida pelos profissionais nutricionistas da alimentação escolar que atuam nas 18 Superintendências Regionais de Educação, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre os métodos utilizados estão a escala hedônica, na qual os estudantes expressam sua opinião sobre a refeição servida, e a avaliação do índice de resto-ingestão, que permite analisar a quantidade de alimento consumida e descartada.
Segundo a gerente de Programas de Alimentação Escolar da Seduc, Elisangela Moreira, os testes são fundamentais para o aperfeiçoamento da alimentação escolar oferecida aos estudantes. Os resultados dessas avaliações orientam diversas ações técnicas, como a revisão do modo de preparo dos alimentos, a capacitação das equipes de manipulação e o desenvolvimento de atividades de educação alimentar e nutricional com os estudantes. “Quando necessário, também adequações nos cardápios para garantir uma melhor aceitação das refeições. Todo esse processo é registrado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o que assegura transparência, acompanhamento e rastreabilidade das ações desenvolvidas pela Seduc”, explicou.
Os resultados obtidos fornecem subsídios técnicos para o aperfeiçoamento do Programa de Alimentação Escolar. A partir das informações coletadas, a equipe de nutricionistas pode promover ajustes nos cardápios dentro das normativas permitidas pelo PNAE, revisar preparações, fortalecer ações de educação alimentar e nutricional e orientar as equipes responsáveis (agente de alimentação escolar) pelo preparo das refeições. Além de atender às exigências do PNAE, os testes de aceitabilidade contribuem para a redução do desperdício de alimentos, a melhoria da qualidade das refeições e o aumento da adesão dos estudantes à alimentação escolar.
Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Nilta Braga
Secom - Governo de Rondônia