Monday, 22 de June de 2026
22°C 32°C
Ji-Paraná, RO

“Implantaram um sistema de cobrança antes de entregar o serviço”, afirma deputado Pedro Fernandes sobre pedágio na BR-364

Parlamentar fez um pronunciamento em tribuna diante da cobrança do pedágio na BR-364.

21/01/2026 às 11h26
Por: Rose Lopes Fonte: ALE-RO
Compartilhe:
 Implantação do pedágio na BR 364 (Foto: Divulgação I Comunicação ANTT)
Implantação do pedágio na BR 364 (Foto: Divulgação I Comunicação ANTT)

Durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizada na terça-feira (20), o deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) fez um pronunciamento firme em defesa da população rondoniense diante da cobrança do pedágio na BR-364. O parlamentar criticou o modelo adotado na concessão da rodovia e alertou para os impactos econômicos e sociais sobre quem depende diariamente da via, especialmente nos municípios do Vale do Jamari.

 

Ao contextualizar o tema, Pedro Fernandes reconheceu a importância de investimentos em infraestrutura, mas ressaltou que a forma como a cobrança foi implantada tem gerado distorções. “Nós reconhecemos que é importante melhorar a BR-364, mas isso não pode acontecer penalizando a população. Implantaram um sistema de cobrança antes de entregar o serviço, e quem está pagando essa conta é o cidadão”, afirmou.

 

Foto: Reprodução/ALE-RO
Foto: Reprodução/ALE-RO
Parlamentar durante sessão da Alero (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

 

O deputado também chamou atenção para a desigualdade na cobrança entre trechos curtos e longos da rodovia, citando situações enfrentadas por moradores que utilizam a BR-364 para trabalho, estudo, atendimento de saúde e escoamento da produção. “Você anda mais de 170 quilômetros e paga um valor, mas percorre cerca de 50 quilômetros e paga muito mais. Isso não é justo com quem vive e trabalha nessa região”, destacou.

 

Durante a sessão, o deputado Alan Queiroz reforçou a gravidade do problema e lembrou que a Assembleia Legislativa já está mobilizada para ampliar o debate com a sociedade. Segundo ele, uma audiência pública já está marcada para discutir a cobrança do pedágio, ouvir usuários da rodovia, o setor produtivo e os órgãos responsáveis pela concessão.

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, destacou que a Casa dará encaminhamento institucional às demandas apresentadas, reforçando o compromisso do Legislativo em buscar soluções para a BR-364.

 

Outros parlamentares também se manifestaram em apoio à pauta, entre eles os deputados Delegado Camargo, Cássio Gois e Cirone Deiró, que reforçaram a necessidade de revisão do modelo de cobrança e de maior diálogo com a população antes da consolidação do sistema de pedágio.

 

Ao encerrar sua fala, Pedro Fernandes defendeu a união da bancada estadual e federal para buscar diálogo com os órgãos responsáveis e construir alternativas viáveis. “Nosso papel aqui é defender quem usa a rodovia todos os dias. Precisamos de desenvolvimento, mas com justiça, equilíbrio e respeito à população de Rondônia”, concluiu o parlamentar.

 

Texto: Bianca de Lara I Jornalista
Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ji-Paraná, RO
25°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

25° Sensação
1.51km/h Vento
70% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
07h24 Nascer do sol
06h54 Pôr do sol
Tue 32° 21°
Wed 31° 20°
Thu 31° 19°
Fri 30° 20°
Sat ° °
Atualizado às 21h41
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 348,946,59 +1,24%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade